quinta-feira, 7 de outubro de 2010

No Palco, os Festivais

Entre Aplausos e Vaias

Os Festivais da Canção têm uma importância fundamental na história da Música Popular Brasileira das últimas décadas. A chamada geração MPB, símbolo da agitação cultural e da renovação estética dos anos 60, fez do palco privilegiado dos festivais o seu espaço de lirismo, combate, emoção e protesto. Músicas como A banda , Alegria alegria e Domingo no parque , compositores como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Edu Lobo, intérpretes como Elis Regina, Nana Caymmi e Milton Nascimento foram praticamente revelados ao grande público nesses eventos.
A chamada “Era dos Festivais”, símbolo da música popular na década de 60, ocorreu em um período de grande turbulência na história recente do Brasil. Em termos culturais, os festivais representaram um singular momento de transformação artística, pautada no experimentalismo e na criatividade. No campo político, respaldados por uma enorme participação popular, eles se caracterizaram pela crítica social e por um forte espírito combativo, um verdadeiro ato de resistência à ditadura militar implantada no Brasil.
A partir do acervo do Instituto Cultural Cravo Albin, e de outras fontes de pesquisa, foi realizado o levantamento do material que consta deste catálogo, em especial, as capas de disco relativas aos inúmeros Festivais da Canção realizados em todo o Brasil. Dos mais famosos aos praticamente desconhecidos, do Rio e São Paulo ao interior do país, buscou-se atualizar o tema, trazendo para o público familiarizado e, principalmente, para as novas gerações, uma seleção representativa de um dos mais férteis momentos de nossa produção musical.
O pesquisador e crítico musical Zuza Homem de Mello, um dos maiores especialistas no assunto, assina a apresentação deste catálogo.
Instituto Cultural Cravo Albin

Nenhum comentário:

Postar um comentário